Streaming entre dispositivos da rede

Deixe um Comentario
Recentemente consegui realizar streaming de arquivos multimídia de meu smartphone para meu PC com DLNA, claro que estava ligado em uma TV através de um cabo HDMI e... Enfim, obtive a mesma funcionalidade de um ChromeCast (ou até mais).

Eu (Phelipefox) segurando meu smartphone enquanto realiza streaming com o PC ligado á uma TV.
 Imagem: Ilustração deste artigo!

Antes de tudo, configurei minha central multimídia (Kodi) para que liberasse a comunicação UPnP / DLNA e utilizei um aplicativo que utilizasse tais protocolos.

Configurando o Media Center

Acessando o menu Sistema, selecione no submenu lateral a opção UPnP / DLNA e habilite o Controle remoto via UPnP.

Kodi - Serviços e Ajustes - UPnP e DLNA
 Imagem: Kodi, Serviços e Ajustes UPnP e DLNA.

Agora no submenu lateral Servidor Web libere o acesso do Controle remoto via HTTP. Se preferir, selecione outra porta de comunicação e defina alguma senha, mas não é necessário (obrigatório).

Kodi - Serviços e Ajustes - Servidor Web
Imagem: Kodi, Serviços e Ajustes - Servidor Web.

No submenu Controle Remoto habilite as duas opções.

Kodi - Serviços e Ajustes - Controle Remoto
Imagem: Kodi, Serviços e Ajustes - Controle Remoto.

Estas são as configurações básicas para liberar a comunicação entre os dispositivos da rede, mas claro que você pode e deve explorar as outras opções de configurações!

Também habilite o Zeroconf para que o Kodi possa ser encontrado por qualquer dispositivo facilmente!

Para habilitar o Zeroconf é necessário ter o Avahi instalado no GNU/Linux ou o Bonjour em Windows, acredito que no MAC OS X só será necessário uma configuração! Veja AirPlay para mais informações!

Aplicativos para o Smartphone

Eu utilizei o aplicativo AllCast para realizar o streaming de arquivos multimídia de meu smartphone e o Kore para controlar o Kodi remotamente, mas há outros aplicativos que têm a mesma funcionalidade, cada um com suas características, como o BubbleUPnP for DLNA, Yatse, que além de fazerem o streaming são também controles remotos! Se o seu player do smartphone possuir alguma opção de streaming, melhor ainda!

0 comentários:

Postar um comentário