Software Livre e Proprietário

Deixe um Comentario
Recentemente o modelo de negócios e talvez de ideologias vêm sendo alterados de fechado para aberto. Se antes pagávamos para USAR aplicações de código fechado, atualmente estamos contribuindo para além de usar, modificar e distribuir aplicações de código aberto!
Uma das características principais da tecnologia aberta é permitir liberdade entre plataformas, protocolos e ferramentas sem ter de esbarrar em patentes ou ficar nas mãos de empresas donas de tais tecnologias. 

Veja a web, é formada por um conjunto de tecnologias não necessariamente de código aberto, que em um determinado momento começou a ser limitada por causa de uma de suas extensões amplamente utilizada e que é de uma empresa. Esta extensão permite o compartilhamento de arquivos multimídia de uma maneira simples que se integrava (não muito bem!) á web, mas acontece que um dia a empresa que mantém esta tecnologia resolveu que não queria fazer a sua extensão tecnológica para algumas plataformas, resumindo, navegadores web que utilizam a tecnologia em outras plataformas passaram a ser deixados de lado! Este tipo de situação é um exemplo de como uma empresa podia "controlar" a web (ou boa parte dela).

Com a adoção de tecnologias abertas, a web volta a ser o que era sem correr riscos. Citando o assunto anterior, quando se tem essa extensão com o código fonte aberto, qualquer pessoa com os devidos conhecimentos pode contribuir ou implementar essa tecnologia de maneira livre e legal. Principalmente quando a tecnologia implementada é utilizada na WWW (World Wide Web)!

Fazendo uma analogia, podemos ver os softwares livres como os animais de nosso planeta. Os pinguins, apesar de serem um pouco desajeitados em seu inicio, são muito ágeis quando estão em um ambiente adequado (Já viu um pinguim na água?!?).

Pinguins imperador em habitat natural: Dois pinguins adultos com seus dois filhotes em destaque na imagem e ao fundo muitos pinguins na imensidão de neve.
Imagem: Pinguins imperador em habitat natural.
Na imagem acima, podemos notar pinguins em seu habitat natural, a liberdade.

Quando utilizamos estes softwares livres em nossos negócios podemos em alguns casos, ter a seguinte imagem:

Pinguins em cativeiro: Quatro pinguins reis olhando para cima, atrás um rocha que preenche todos os limites da imagem.
Imagem: Pinguins rei em cativeiro
E agora uma analogia ao software proprietário. Abaixo temos uma imagem que representa o que é um software fechado:

Janela com duas bordas, a primeira pintada de branca e a segunda de verde, há também vasos de flores decorando a faixada, está em uma parede branca.
Imagem: Uma janela.
Na parede de uma casa há uma janela, é uma janela bem bonita, está pintada, decorada com flores, mas está fechada, e ao menos que alguém queira respirar um ar fresco terá de abrir as cortinas e depois a janela. Quem está dentro desta casa vê as lindas paisagens do mundo exterior por está janela e quem está do lado de fora não sabe o que tem do lado de dentro desta janela! Tudo bem se a casa for sua, afinal sua casa, suas regras! Mas vamos supor que você compre esta casa sob os termos de um contrato que em determinadas partes deixa bem claro que você pode somente USAR, você não pode alterar nada na decoração, somente o papel de parede dos cômodos, você também pode introduzir alguns imóveis novos e também pode ter um animal doméstico.

- Mas e seu eu quiser fazer da janela um portal totalmente de vidro?!? - Não não!
- Uma janela um pouco maior?!? - ééééé não!
- Alterar toda a frente e fazer uma sacada?!? - Também não!
- Já sei! Vou me mudar! - Boa sorte!

No mais o software fechado, proprietário não te da permissões legais de acesso ao código fonte (a menos, para algum fim lucrativo), restando a você a única "liberdade" de uso!

Um software é considerado livre quando temos permissões legais de acesso ao código fonte, logo nós usuários temos as "4 liberdades" (liberdade tem quantidade?!?), são estas:

0. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
1. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às nossas necessidades.
2. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo.
3. A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros.

Você pode ler a filosofia completa de software livre no site do GNU!

Softwares livres são acompanhados de uma Licença Pública Geral do GNU (GNU GPL) ou outra equivalente. Por software livre, não significa que é um software gratuito!

Este movimento de Software Livre foi fundamentado por Richard Matthew Stallman.

Richard Matthew Stallman - Está apontando o dedo para alguém que não está no mesmo plano da foto. Texto no canto inferior esquerdo: é GNU!
Imagem: Richard Matthew Stallman apontando o dedo para alguém de fora do plano da foto.


e o GNU! Símbolo do Projeto GNU!

Símbolo do projeto GNU: Uma cabeça de Gnu.
Imagem: GNU

Existem além de software livre, outros níveis, como é o caso dos Hardwares Livres, mas isto é uma outra história!

Mas cuidado para não acabar se prendendo à "liberdade"!

0 comentários:

Postar um comentário