O BIOS

Deixe um Comentario
O BIOS (Basic Input/Output System em português, Sistema Básico de Entrada/Saída) é o software que vem gravado na firmware (resumidamente, memória permanente) de sua placa-mãe. Este software é responsável pelo carregamento do sistema operacional e pelo suporte básico de acesso ao hardware de sua máquina, seu teclado, monitor, leitor de CD, etc.

Para entrar no BIOS, deve-se pressionar segundos depois de ligar o computador a tecla respectiva que lhe é informada. Geralmente em inglês, o nome é algo como Setup ou até mesmo BIOS, muito frequentemente a tecla para entrar no BIOS é a "Del" ou "Delete" ou outra qualquer que é informada, POR EXEMPLO, tecla F11. Para parar o processo de boot do computador, preferencialmente ainda na tela que exibe a marca de seu PC, pressione a tecla "Pause Break"!

Interface Gráfica

A Interface Gráfica do BIOS é popularmente conhecida como isto que você pode ver logo abaixo:



Utilização

Com o BIOS você pode definir as configurações básicas para o carregamento do sistema operacional, gerenciamento de energia, data e hora, entre outras configurações dependendo da sua máquina.

Geralmente a interface é organizada por abas e é bem intuitiva, em sua utilização, basta apenas ter noções básicas em inglês, que é o idioma padrão utilizado neste software (Talvez existam um ou outro BIOS com o idioma nativo do país!?!). Existem também alguns campos laterais que podem ser de instruções de utilização e descrições sobre a utilização de uma opção selecionada.

Utiliza-se as teclas de navegação, esquerda, direita, para cima, para baixo e a tecla ENTER [] para definir a ações realizadas. Ou as teclas que lhe são informadas em algum campo de instrução do BIOS.

As abas são respectivamente, não necessariamente nesta ordem e/ou todas, isso varia dependendo dos dispositivos (hardware) que seu PC ou Notebook possui, mas no geral as abas são:

1. Info (Informações Básicas)
2. Main (Principal, pode ser o mesmo que o Info)
3. Advanced (Configurações Avançadas)
4. Security (Configurações de Segurança do BIOS)
5. Boot (Configurações de Boot)
6. Energy (Configurações relacionadas ao consumo de energia)
7. Tools (Ferramentas)
8. Save & Exit (Opções de Salvar e Sair)

Abaixo você verá as imagens das telas em português que recriei utilizando o GIMP para termos um exemplo visual!

Info e Main
Estas duas abas podem conter os mesmos valores de informações, as informações da aba Info podem estar também na aba Main. Basicamente possuem as informações básicas do Hardware, memória RAM e das tecnologias utilizadas.

BIOS Setup - Info
BIOS Setup - Aba Info (Informações Básicas)

BIOS Setup - Main
BIOS Setup - Aba Main (Principal)

Advanced
Aba que reúne as configurações avançadas, virtualização, dispositivos físicos conectados, etc.

BIOS Setup - Advanced
BIOS Setup - Aba Advanced (Avançado)

Security
Aba que reúne as configurações relativas à segurança do BIOS.

BIOS Setup - Security
BIOS Setup - Aba Security (Segurança)

Boot
Aba que reúne as configurações de Boot, o Boot é o processo de carregamento do sistema operacional.

BIOS Setup - Boot
BIOS Setup - Aba Boot

Energy (Energia)
Aba que reúne configurações e parâmetros relacionados à gestão de energia.

Tools (Ferramentas)
Aba de ferramentas adicionais.

Save and Exit
Aba com as opções de salvar as configurações realizadas e sair (reiniciar) do BIOS.

BIOS Setup -  Save and Exit
BIOS Setup - Aba Save and Exit (Salvar e Sair)

No BIOS pode haver também uma espécie de atalho para a escolha do dispositivo que você pretende fazer boot, logo no inicio, juntamente com as informações de teclas para entrar no BIOS, pode haver uma outra opção, algo semelhante em inglês como, choose boot ou somente boot. Caso você pretenda instalar ou reinstalar um sistema operacional está opção pode lhe poupar o tempo de ter que configurar o BIOS manualmente para tal tarefa.

BIOS - Escolher dispositivo de Boot
BIOS - Escolher dispositivo de Boot

Como você pôde ver não é nada difícil utilizar o BIOS, seja para a instalação ou reinstalação do sistema operacional, ou até mesmo, consultar uma informação básica de seu PC.




0 comentários:

Postar um comentário