LiveCD

Deixe um Comentario
LiveCD é um termo muito utilizado entre comunidades e nos âmbitos que envolvem Linux ou GNU/Linux (se preferir!) para uma mídia de CD/DVD que possuí um sistema operacional gravado, contendo principalmente a fantástica característica de ser iniciado sem precisar ser instalado ou copiado para o disco rígido do computador. O BIOS deve estar configurado para buscar o sistema operacional no CD, naturalmente selecionar o CD para ser verificado antes do disco rígido.

CD
Um CD comum!


Quando o sistema é iniciado, o mesmo utiliza a memória física do computador (Memória RAM). Já vem com um usuário que lhe fornece acesso aos aplicativos e serviços do sistema operacional. Pode-se também utilizar estas aplicações, conectar-se a internet, baixar arquivos... Enfim, você pode utilizar o sistema normalmente até que a memória RAM seja totalmente preenchida. Depois de ter utilizado o sistema e desligar ou reiniciar o computador, o sistema padrão (sistema já instalado no PC) voltará a funcionar perfeitamente igualmente como antes.

Dependendo de como o liveCD foi produzido, as alterações referentes às instalações de aplicativos podem ser salvas ou não. Muito geralmente os liveCDs não salvam quaisquer alterações que você faça após a utilização.

Principais utilidades de um LiveCD

Ser uma caixa de ferramentas: Um liveCD sempre é uma caixa de ferramentas, pode auxiliar ou substituir tarefas complexas a serem realizadas com suas aplicações. Eu mesmo sempre tive um liveCD do Ubuntu SOMENTE para utilizar o Gparted! (uma excelente aplicação de particionamento e redimensionamento de discos rígidos!)

Ser um sistema operacional portátil: O sistema operacional pode ser iniciado do CD/DVD ou até mesmo Pendrive em qualquer computador sem maiores problemas, mas geralmente são somente para utilização, não salvam dados e configurações (geralmente).

Testar o sistema operacional: Também serve para testar o sistema operacional, suas novas características, aplicações, funcionalidades, antes mesmo de instalar ou ter que separar uma região extra no disco rígido para instalar, criar DualBoot (Termo utilizado para um computador que possui opção de escolher entre dois sistemas operacionais instalados) e testar (que trabalhão!).

Demonstração: Serve também como uma demonstração. Talvez um amigo seu queira experimentar, daí é só emprestar ou doar seu liveCD!

Chave de Fenda Sônica: Se gravado em um pendrive que reproduza algum tipo de barulho!!!

liveCD
Um liveCD!


As mais diversas distribuições Linux que se pode encontrar, disponibilizam a imagem de disco como liveCD para download. Terminando, simplesmente liveCD!!!

Mídias:


Ícones do Projeto Tango Desktop: Câmera, Terminal, CD e Mensageiro Empathy.

0 comentários:

Postar um comentário