Instalando uma Distro Linux (Anaconda)

Deixe um Comentario
Este artigo é a continuação do Instalando uma Distro Linux, que tive de separar porque ficou demasiadamente grandinho e cheio de imagens, o que poderia ocasionar um carregamento mais demorado da página se eu continuasse com o segundo tópico e etceteras e tals! Enfim vamos ao que interessa!

Em distribuições baseadas no Red Hat o aplicativo que te auxilia na instalação do sistema é o assim chamado Anaconda. O que você já sabe sobre instalação de distros baseadas no Ubuntu é aplicado da mesma maneira aqui. Talvez a interface do aplicativo lhe seja mais agradável e é igualmente fácil de utilizar como o Ubiquity!

2. Para distribuições baseadas em Red Hat/Fedora (Anaconda)

Após ter inserido o seu CD, Pendrive ou Disquete (ué, nunca se sabe!) com uma distribuição baseada no Red Hat/Fedora, por exemplo o próprio Fedora, temos a seguinte imagem.

Instalação - Bem-vindo ao Fedora
Nota: A interface vem por padrão em inglês, eu entrei no aplicativo de configuração da distribuição e alterei o idioma para português do Brasil antes mesmo do instalador me perguntar qual idioma usar na instalação!.

A tela inicial de boas-vindas da distro já lhe dá logo de cara duas opções gigantescas!

Experimentar: Continua utilizando o sistema pelo liveCD, que não modifica nem um kilobyte sequer de seus discos rígidos!

Instalar no disco rígido: O instalador lhe guiará para que possa instalar o sistema!

Instalação - Seleção de Idioma

Como na imagem acima você escolhe o idioma da instalação para prosseguir.

Resumo da Instalação
Janela - Resumo da Instalação

Após a seleção do idioma da instalação, é exibida uma tela com mais algumas opções, sendo estas sobre a localização, sistema e rede, a partir desta janela as alterações realizadas exceto Instalar, são salvas pressionando o botão Finalizado no canto superior esquerdo logo abaixo do título da janela:

Data e Horário:

Instalação - Data e Horário
Selecione sua zona horária para defini-la ao sistema.

Teclado:

Layout do Teclado - Instalação
O layout do teclado pode ser definido tanto aqui quanto no pequeno campo logo abaixo do título "Instalação do Fedora 20" (no caso) e salvando as definições pressionando o botão Finalizado.

Destino da Instalação:

Destino da Instalação
Selecione o HDD disponível, após selecionado será exibido um pequeno ícone preto no canto inferior direito do ícone do HDD. Feito isto, pressione o botão Finalizado, e surgirá a seguinte sub-janela de opções:

Opções de Instalação - Fedora
A primeira opção como descrito, faz tudo automagicamente. A segunda opção é a parte MANUAL, que por acaso eu selecionei, na segunda opção vamos para o gerenciador de discos, exibido na imagem seguinte!

Esquema de Partição LVM: Sendo bem direto, LVM é o Gerenciador de Volume Lógico (Logical Volume Manager), com este recurso é possível redimensionar um HDD que esteja alcançando seu limite de armazenamento utilizando outro HDD físico com espaço livre para aumentar o tamanho do volume, sendo que o sistema interpretará somente sendo 1 único disco rígido! É tipo uma partição lógica com discos rígidos físicos!!!

Criptografar meus dados: Como já dito. Basicamente, sua pasta de arquivos vira um arquivo que só pode ser acessado com sua senha e se você esquece-la, pode começar a chorar, por que nem o Super Usuário pode acessar esta pasta criptografada!


Particionamento Manual - Instalação
Pô, não tem coisa mais fácil que isso! (tem sim!)

Todas informações que você precisa, estão muito bem descritas em suas respectivas áreas!

Mesmo nesta área de criação manual, existe uma opçãozinha  que cria e configura as partições essenciais do sistema. É o link "Clique aqui para criá-las automaticamente.". Muito Útil!

Para criar as partições manualmente pressione o botão de + (Adição) e defina o ponto de montagem e tamanho. No campo "Capacidade Desejada ou mais conhecido como o Tamanho da partição utiliza-se valor em Megabytes. Veja a seguir!

Adicionar um ponto de montagem - Instalação

Após ter seu disco devidamente particionado, basta clicar no botão Finalizado.

Particionamento Manual (Partições criadas) - Instalação

Após essa ação o instalador retorna para a Janela do Resumo da Instalação, restando somente configurar a rede.

Configuração de Rede: Basta entrar na opção e definir as configurações de rede, terminado, clique no botão Finalizado.

Novamente na janela de Resumo da Instalação, clique no botão "Instalar"!

Configuração de Usuário - Instalação

Assim como no Ubiquity, enquanto os arquivos são copiados para as novas partições do HDD, 1. Defina a senha de root (Senha do Super usuário) e em seguida clique em Finalizado. 2. Crie seu usuário e clique em Finalizado.

Criar Usuário - Instalação
Agora só resta esperar o término da instalação!
Configuação - Fim da Instalação
Nota: No término da instalação tive de reiniciar o sistema manualmente através do menu da barra superior do gnome-shell (Canto superior direito).

Reinicie e comece a usar sua nova distro Linux!

Ufa! terminado, até o próximo artigo!

0 comentários:

Postar um comentário