Super Usuário

Deixe um Comentario
O Super Usuário, também conhecido como root (raiz), quadrado, hashtag, sustenido, jogo-da-velha ou qualquer outro nome que você chame o caractere #, é o usuário que detêm todos os privilégios de manipulação do sistema. Isso significa que este usuário pode apagar, mover, modificar e acabar com o sistema se assim for ordenado a ele e sem restrições alguma.

Tux está olhando e segurando um cartaz branco com o caractere # em preto, que representa o usuário root.
Tux está segurando um cartaz com o caractere #, que representa o usuário root

Usuário Comum

Geralmente utilizamos um usuário do tipo comum (grupo). Com este usuário podemos acessar e modificar arquivos e diretórios que foram criados com o mesmo. Podemos até tentar entrar na pasta de outro usuário, mas isso não funcionará, por que assim como seu usuário pode acessar seus determinados arquivos e diretórios o outro usuário esta sob as mesmas condições. Então para acessa-lo você precisaria da senha do outro usuário ou ser o Super Usuário.

Super Usuário (root)

O Root (Super Usuário) é um usuário que pode administrar TODO o sistema. Com este usuário você pode acessar e modificar arquivos e diretórios de quaisquer outros usuários, isto inclui também processos (programas que estão sendo executados). Quando temos que alterar arquivos e diretórios no sistema, que é o caso quando instalamos algum programa, temos que fazê-lo como root e acabávamos por utilizar o comando su para entrar com este usuário (o root).

Gnome System Monitor - Processos e seus respectivos Usuários
Monitor do Sistema - Processos e seus respectivos Usuários

Comandos

su

O comando su (substitute user) permite que seu usuário atual torne-se temporariamente outro usuário, neste caso, root. É requisito prévio saber a senha do usuário root para utiliza-lo. As definições de seu usuário atual são mantidas, para que todas as definições do usuário root sejam carregadas no seu usuário atual utilize o comando su - (comando seguido de espaço e hífen).

Exemplo da utilização do comando su:
phelipefox@computador:~$ su
Senha:
[root@computador phelipefox]# ls
Aplicações
Apps
Backup Extensões Firefox.zip
Biblioteca do Calibre
[...]
O comando su foi utilizado e em seguida o comando ls. Os arquivos do meu usuário foram listados.

Exemplo da utilização do comando su - :
usuario@computador:~$ su -
Senha:
[root@computador ~]# ls
anaconda-ks.cfg  dead.letter  Desktop  el_dlurls.txt
O comando su - foi utilizado e em seguida o comando ls. Os arquivos do usuário root foram listados.

sudo

O comando sudo permite a usuários comuns obter os privilégios de outro usuário (root), assim como o comando su. A principal diferencia do comando su para o sudo, é que não é preciso ter a senha do root, você utiliza a senha de seu usuário atual para receber estes privilégios temporariamente. su é o acrônimo para (substitute user) e do (fazer, em inglês) então sudo significa, fazer como usuário substituto ou como super usuário como alguns utilizadores dizem.


E lembre-se:
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

0 comentários:

Postar um comentário