Identifique Arquiteturas de 32 e 64 bits

Deixe um Comentario
Talvez em algumas ocasiões você já tenha baixado um programa de computador e quando foi instalar aconteceu um erro e foi exibido um aviso que provavelmente foi ignorado ou simplesmente nem abriu, então após você retornar ao site e ter feito o download do mesmo programa mas de um outro link que dizia "x86", instalou e funcionou como uma beleza assustadoramente agradável! Mas por que?!? Como?!? Este funcionou e o outro não!?! Não é a mesma coisa?!? Entre outras perguntas que vieram a surgir.

Linux Kernel x86-x64
Saiba neste artigo distinguir as arquiteturas dos softwares e do processador do seu PC.

O Processador

Apesar de não ser tão simples quanto a explicação a seguir, a diferença entre processadores com arquiteturas de 32 e 64 bits é que ao realizar uma atividade no mesmo ciclo de tempo o processador de 64 bits consegue fazer duas vezes tal atividade (claro, é o dobro!), isso acontece porque esta arquitetura do processador consegue trabalhar com mais informações ao mesmo tempo. Existem ainda processadores que trabalham com estas duas arquiteturas, mas originalmente estes são de 64 bits e conseguem (assim dizendo) simular o funcionamento de processadores de 32 bits.

A primeira referência que se pode ter da arquitetura do processador é em alguns dos vários selos que vêm colados na máquina ou no manual da máquina! Também pode-se descobrir utilizando um liveCD com uma distribuição Linux.

Para saber qual é a arquitetura do processador de seu PC em um sistema Linux basta abrir o terminal (Ctrl +Alt + T) e entrar com o seguinte comando:

cat /proc/cpuinfo

Após este comando o terminal exibirá uma lista de informações relacionadas ao processador, isto incluí, núcleos (contados a partir do zero), a fabricante, cache, etc., etc.

processor       : 0
vendor_id       : GenuineIntel
cpu family      : 6
model           : 37
model name      : Intel(R) Core(TM) i7 CPU    M 640  @ 2.80GHz
stepping        : 5
cpu MHz         : 1197.000
cache size      : 4096 KB
fpu             : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level     : 11
wp              : yes
flags           : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic ...
bogomips        : 5586.02
clflush size    : 64
cache_alignment : 64 

Na linha clflush size é informado um valor que é a arquitetura do processador, que neste caso é de 64 bits!

A Nomenclatura

A maioria dos pacotes de softwares encontrados na internet contém em seu nome uma palavra que nos possibilita distinguir se este software é adequado para processadores e/ou sistemas de 32 ou 64 bits. Esta pequena palavra é como um nome científico de um avanço tecnológico no âmbito de processadores que são liderados pelas empresas Intel e AMD.

Por exemplo:
elementaryos-stable-amd64.iso (Imagem de disco da Distribuição Elementary OS de 64 Bits)

Esta pequena palavra é a garantia de que aquela versão do software é específica para a arquitetura de seu sistema operacional e processador antes mesmo de realizar o download do software ou executa-lo. Abaixo listei os principais nomes utilizados para identificar softwares como sendo de 32 ou 64 Bits.

x86: Para informar que o software é de 32 Bits. - Ué?!? Mas está escrito x86, não deveria ser x32?!? ou algo do tipo?!?. Acontece que este nome vem da arquitetura de processadores baseados no Intel 8086, desenvolvido pela Intel Corporation, os primeiros processadores desta família eram identificados somente por números terminados com "86" e eram de 32 Bits e como a Intel foi a primeira a desenvolver está tecnologia, está aí o nome para processadores de 32 Bits.

i386 - i486 - i586 - i686: Também são de 32 Bits. da Intel

amd64 - x64 - x86-x64: Para informar que o software é de 64 Bits. É o nome genérico dado a arquitetura de processadores baseados na tecnologia de 64 bits, utilizada pelos processadores da AMD. Que também executam softwares de 32 Bits mesmo sendo um processador de 64 Bits, sendo isto possível graças ao Legacy Mode, que é um suporte às instruções de 32 Bits (x86-x64), logo tanto softwares de 32 e 64 Bits podem ser executados nesta arquitetura e como a AMD foi a primeira a desenvolver está tecnologia.. bom, você já sabe.

Sabendo qual a arquitetura do processador utilizado, pode-se ter o melhor desempenho com as aplicações e sistema compilados ou pré compilados de acordo com a arquitetura. Enfim, se você tem um PC com processador de 64 Bits instale um sistema e aplicações de 64 Bits e idem para de 32 Bits.

Os computadores recentes vêm geralmente acompanhados de um processador x64, mas preste atenção, talvez o preço esteja barato e venha acompanhado de um processador carroça de um único núcleo x86, então quanto mais núcleos com uma frequência (outra história) razoável de 2,40 GHz, melhor!

Pode-se dizer que se o computador vem com um memória de 3 GB, é provável que esteja com um processador de 32 Bits. E mais memória que de 4 GB, 64 Bits.. MAS é bom sempre ter certeza!

Mesmo um software sendo amd64 não significa que é incompatível com processadores Intel e vice-versa!


0 comentários:

Postar um comentário