Alterar ordem de boot no GRUB

2 Comentarios
Tem mais de um sistema operacional instalado em sua máquina e quer definir qual deles será o padrão na inicialização? Ou apenas está querendo saber como funciona se você precisasse fazer isso?!? Vejamos a seguir como alterar a ordem ou definir qual será o sistema padrão a ser iniciado editando o arquivo do GRUB! (manualmente!)

Esta postagem contém conteúdo totalmente manual e altamente perigoso!
Imagem: Advertência!!! Esta postagem contém conteúdo totalmente manual e altamente perigoso!

O GRUB (GRand Unified Bootloader) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. Basicamente, é utilizado em um computador que tenha dual booting (um PC com dois ou mais sistemas operacionais instalados). O GRUB é o gerenciador de boot padrão de distribuições Linux!

Para definirmos qual sistema queremos que o GRUB inicie por padrão temos que editar o seu arquivo de configurações que está localizado em /etc/default/ (sim, é a pasta ou diretório que contém todos os arquivos de configurações do sistema!). Pode-se utilizar qualquer editor de texto de sua preferência para editarmos o arquivo, no exemplo abaixo eu utilizo o gedit e abro o arquivo como administrador, com os clássicos comandos no terminal!

sudo gedit /etc/default/grub

# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update # /boot/grub/grub.cfg. # For full documentation of the options in this file, see: #   info -f grub -n 'Simple configuration'  GRUB_DEFAULT=0 GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0 GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true GRUB_TIMEOUT=10 GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian` GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" GRUB_CMDLINE_LINUX="" ...
Arquivo grub aberto no gedit, está com o sexta linha selecionada (GRUB_DEFAULT=0).
Após aberto como visto acima, na sexta linha é onde iremos informar ao gerenciador de boot qual será o sistema padrão a ser iniciado! A linha está com o valor 0 (zero) que é o sistema padrão, simplesmente altere o valor desta linha de 0 para o valor simbólico do outro sistema operacional.

Ex.: GRUB_DEFAULT=0
        GRUB_DEFAULT=4

Feito isso salve e feche o arquivo...

- Mas como sei qual é o valor simbólico do outro sistema operacional?
- Você saberá a seguir!


Quando você liga o PC e o GRUB surge na tela, é exibido uma lista com os sistemas operacionais instalados na máquina e é a partir desta lista que você saberá qual é o valor simbólico dos outros sistemas.

Representação visual do gerenciador de boot GRUB

Na imagem acima vemos que existem 5 (cinco) opções de boot no GRUB, estas opções são contadas a partir de 0 (zero), então temos:

0 Ubuntu
1 Opções avançadas para Ubuntu
2 Teste de memória (memtest86+)
3 Teste de memória (memtest86+, serial console 115200)
4 Windows 7 (loader) (em /dev/sda1)

Queremos definir, por exemplo, o Windows como sistema operacional padrão na inicialização, então substituímos o valor 0 (que representa o OS Ubuntu) por 4 (que representa o Windows) na sexta linha do arquivo grub.

Depois de ter substituído o valor no arquivo grub, entre com o comando para atualizar o GRUB:

sudo update-grub
Agora esta terminado, simples assim!

2 comentários: